Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis




ONLINE
1




 radioonline.com.pt   

 

Carregando ...

Carregando ...


Euclides Cavaco

Euclides Cavaco

BIOGRAFIA

 

Euclides Cavaco, nasceu em Seixo de Mira, distrito de Coimbra onde concluiu a instrução primária. Devido às dificuldades económicas de então, não lhe foi possível ingressar de imediato nos estudos secundários como tanto desejava. Porém a sua manifesta vontade de estudar era persistente, por isso ainda muito jovem aventurou-se a ir para Lisboa a fim de arranjar um emprego e conciliar o seu grande sonho de estudar, trabalhando de dia e estudando à noite. Com a sua tenacidade concluiu em Lisboa o curso geral dos liceus e frequentou os estudos superiores. 

 

Vocacionado para a poesia desde tenra idade, os seus primeiros poemas e escritos perderam-se no tempo. É durante os seus anos académicos que  se empenha a escrever com mais veemência e mais conhecimento literário adquirido com os estudos.

Incondicionalmente apaixonado pelo FADO.

Foi precisamente no Fado que encontrou a sua inspiração maior. Por ele nutre uma transparente admiração consagrando-lhe grande parte da sua obra. Escreve-o para fadistas , declama-o com grande estro poético e já editou 2 livros e diversos CDs sobre o Fado.

Inequivocamente dá-o a conhecer ao mundo, através do seu programa de rádio, internet, TV, jornais e outras redes sociais. 

 

Em 1970 num impulso de aventura radicou-se no Canadá onde reside e concluiu o curso em Gestão Administrativa. Como empreendedor dinâmico alcançou o prestígio de reconhecido empresário.

Logo após a sua chegada ao Canadá fez também questão de se envolver voluntariamente nas diversas associações comunitárias da época, tendo organizado muitíssimos espectáculos de Fado e outros eventos

culturais, incluindo teatro com um grupo cénico português do qual foi ensaiador.

 

Em 1974 com um grupo de compatriotas fundou o programa de televisão Saudades de Portugal, do qual foi apresentador.

Em 1980 inspira a criação da RÁDIO VOZ DA AMIZADE, da qual ainda é director e locutor há mais de 36 anos.

Em 1995 lidera a criação da Associação Portuguesa de Profissionais e Comércio. 

Em 1998 Conferido certificado jornalístico pela Cenjor.

Em 2009 Criação do programa de rádio FADO E POESIA difundido através da Web.

Em 2017 Apadrinhou a RCP-Rádio Confrades da Poesia (Amora/Portugal). 

 

 Euclides Cavaco persevera a sua constante poética deixando transparecer a terna magia do seu estro.

Os seus poemas têm atraído a admiração e preferência de diversos intérpretes do mundo LUSÓFONO. Mais de 250 temas seus já foram gravados em CD. Editou também 7 CDS com récitas suas, que são radio difundidas em muitíssimas rádios de expressão portuguesa espalhadas pelo mundo.

Assina diversas rubricas de poesia publicadas em conceituados jornais e revistas e, mantém participação activa em muitíssimas páginas na Internet. Continua a recitar poesia com profunda emoção Lusíada nas frequentes aparições e entrevistas concedidas à rádio, TV e nos espectáculos para onde é convidado.

A obra de Euclides Cavaco, é resumidamente a tenacidade de quase 50  anos orgulhosamente dedicados à divulgação da Língua e Cultura Portuguesa , dignificando com convicção patriótica o nome de Portugal , enaltecendo a nossa tão riquíssima cultura e história e LUSOFONIA NO MUNDO.

 

Para saber mais sobre o autor, visite a seu portal Ecos da Poesia em: www.euclidescavaco.com

ou simplesmente escreva o nome de Euclides Cavaco no Google ou outro motor de pesquisa.